Consultoria para escrever uma história de vida

Clareza de objetivos e habilidades para pesquisas e entrevistas, e para escrever. São esses os requisitos exigidos do interessado em profissionalizar-se como biógrafo.

As pesquisas em livros, mídias impressas e eletrônicas e na internet aglomeram informações conhecidas, que apontam para entrevistas.

O desafio de descobrir o que ninguém sabe sobre o biografado demanda do biógrafo conhecimento a respeito do seu personagem.

Escrever uma biografia, autobiografia (seja a própria história de vida ou de terceiros, como ghost writer) exige do autor dedicação e disciplina.
 

Há pelo menos quatro tipos de biografias:

1) O biógrafo investe tempo e dinheiro, autofinanciando-se, ao longo das pesquisas, entrevistas e da redação da obra.

Esse tipo de biografia subdivide-se em:

--autorizada: o biógrafo tem acesso a documentos pessoais, correspondências e ao mundo de relacionamento familiar e social do biografado, com liberdade para entrevistas e depoimentos junto a quem estiver disposto a colaborar;

--não-autorizada, o biógrafo investiga a vida do biografado sem consentimento dele, se vivo, e/ou de seus descendentes, correndo o risco de vir a ter a obra embargada, com prejuízos financeiros e morais, e envolvimento em demandas judiciais. Enquanto a legislação brasileira sobre biografia não for aprovada e regulamentada, deve evitar-se biografia não-autorizada.

2) Biografia produzida sob encomenda de uma editora, que remunera o biógrafo ou como empregado contratado via CLT ou por tarefa (free lancer).

3) Biografia sob encomenda de familiares ou amigos de pessoa a ser biografada.

4) Autobiografia, escrita sob encomenda do biografado que assinará a obra como autor.

 

Em relação a cada tipo biografia podem ser feitos contratos diferentes, com adaptações que variam de acordo com as especificidades da obra no que diz respeito a direitos autorais, crédito de autoria, prazo de realização da obra, preço, forma de pagamento.

O contrato, com a assistência de advogados de ambos os lados, é a chave do sucesso da obra, beneficiando o biógrafo, o biografado e quem o contratou. O contrato pode abranger a liberdade e eventual restrição para tratar os diversos assuntos envolvidos pela vida do biografado, a abordagem de cada um dos assuntos, as fontes de pesquisas, as pessoas que devem ser entrevistadas e a interpretação de fatos polêmicos 

presentes na vida do personagem objeto da biografia.

A consultoria envolve análise da obra antes da publicação, com leitura e avaliação.

Revisão: revisor de confiança para o conteúdo gramatical e ortográfico.

Diagramação: caso de entrega da obra já diagramado para a impressão.

Criação profissional de capa e ilustrações.

Impressão - A tecnologia permite imprimir livros em pequenas quantidades sob demanda, a baixo custo.

Assessoria de comunicação e marketing: divulgação profissional da obra.

Curso Como escrever biografia

Ementa:

Biografia: contradições e conflitos; Legislação; Processo e racionalização da estruturação produtiva; Iniciação e Formação do Biógrafo; Elaboração da Estrutura de Pesquisa; Construção dos Instrumentos de Pesquisa; Questionários e as Técnicas de Entrevistas; Uso da tecnologia da informação; Negociação Cooperativa com Familiares, Amigos e Conhecidos do Biografado; Contratos e Negociações de Direitos Autorais; Crédito de Autoria; Redação Biográfica.

Objetivos:

Debater a importância da biografia como componente da nossa compreensão do mundo.

Difundir os princípios e passos fundamentais da metodologia e da pesquisa biográfica.

Determinar elementos de projetos biográficos. 

Escrever e apresentar formalmente o texto da biografia.

Programa:

1.0 Introdução

2.0 Biografia e autobiografia: produção literária em crescimento universal.

3.0 História da biografia e história da escrita

4.0 Quem é o leitor de biografia

       4.1 Gêneros biográficos

             4.1.1 popular;

             4.1.2 histórico

             4.1.3 religioso;

             4.1.4 filosófico;

             4.1.5 científico.

5.0 Iniciação e formação do biógrafo 

6.0 Pesquisa

       6.1 O que é;

       6.2 Encaminhamento;

       6.3 Formulação de um problema de pesquisa;

       6.4 Classificação;      

      6.5 Delineamento de uma pesquisa bibliográfica;

      6.6 Elaboração da estrutura de pesquisa; 

      6.7 Construção dos instrumentos de pesquisa; 

      6.8 Questionários e técnicas de entrevistas

7.0 Estudo de caso

8.0 O biógrafo na era da informática

9.0 A internet como fonte 

9.1 Produção biográfica

10. Redação biográfica

10.1 Aspecto formal da escrita – referências e citações bibliográficas – Normas da ABNT

11. Legislação: a luta contra a censura biográfica

12.Contratação do biógrafo

      12.1 Particular (pessoa física)

      12.2 Editora (pessoa jurídica)

      12.3 Direito autoral
      12.4 Crédito de Autoria

Dicas para contratar um biógrafo

O interessado em contratar um profissional para escrever uma biografia de alguém ou uma autobiobrafia deve atentar-se para aspectos básicos que vão nortear a realização da obra.

 

  • Investimento: é possível negociar um valor pela realização da obra; o valor 
    pode ficar acima de R$ 50 mil. 

  • Use a internet para contatos com biógrafos.

  • Verifique a experiência dos profissionais contatados. 

  • Eles deverão ter material publicado, diploma de nível superior e referências de clientes.

  • Entreviste o profissional para saber qual é a visão dele em relação ao seu projeto.

  • É preciso que o entrevistado concorde com suas ideias e vice-versa.

  • Receba dos interessados propostas para a execução do projeto.

  • O contrato deve incluir, além do valor do investimento e forma de pagamento, 
    cronograma com datas do início e fim de cada etapa de execução do projeto.

  • Deixe claras as definições sobre o crédito pela obra (autoria) e os direitos autorais.

  • O contrato deve ser elaborado com a assessoria de um advogado. 

MODELO DE CONTRATO

Pelo presente Contrato de Edição de Obra Literária, as partes a seguir qualificadas e no final assinadas, NOME DO AUTOR, portador do RG nº X e do CPF n.º X, residente à RUA, BAIRRO, CIDADE, ESTADO, CEP, doravante denominado AUTOR e pelo outro, NOME DA EDITORA, CNPJ, com sede à Rua, Bairro, Cidade, Estado, CEP, doravante designada EDITORA, têm entre si justas e contratadas as seguintes condições para edição, reimpressão e comercialização do livro intitulado NOME DO LIVRO, doravante designada OBRA, os quais se obrigam por si e por seus sucessores:

 

Considerando que o AUTOR é o titular, com exclusividade, dos direitos autorais sobre a OBRA, e que o título pode ser considerado como provisório pelas partes; E que a EDITORA é sociedade estabelecida com o fim de editar livros e outras obras escritas;

 

DA CESSÃO, ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE

 

Cláusula I

O AUTOR cede e transfere à EDITORA o direito de editar, imprimir e comercializar a referida OBRA, nos formatos impresso e digital, em quantas edições forem necessárias, por cuja originalidade e autoria se declara responsável.

Parágrafo 1º: Pela abundância de textos impressos e digitais, publicados por qualquer meio e em especial na Internet, as partes pactuam que o AUTOR terá total responsabilidade pelo declarado no caput sobre sua OBRA, aqui considerada tanto pelo seu conteúdo principal, como pelo acessório que eventualmente venha a acompanhá-la, declarando antecipadamente que esta não constitui violação de direito autoral de outrem.

Parágrafo 2º: O AUTOR é o único responsável pela criação da OBRA, estando a EDITORA sem qualquer responsabilidade civil ou criminal pelo conteúdo da mesma, comprometendo-se o AUTOR a ressarcir a EDITORA por quaisquer prejuízos ou despesas oriundas da desobediência do Parágrafo 1º desta Cláusula.

Parágrafo 3º: A presente contratação constitui apenas transferência temporária de exploração Meconômica sobre os direitos autorais, não constituindo responsabilidade solidária na criação da OBRA, nos termos da previsão legal do artigo 184 do Código Penal, artigo 927 do Código Civil, Lei sobre Direitos Autorais (Lei 9610/98) e demais atinentes.

 

Cláusula II

O AUTOR se obriga a não contratar com outra editora a edição da referida OBRA, no todo ou em parte, enquanto não se esgotarem todas as tiragens que a EDITORA houver lançado, mesmo depois de terminado ou rescindido o presente contrato.

 

Cláusula III

O AUTOR se obriga a não produzir, publicar, editar ou contratar, como autor, co-autor, ou mesmo colaborador, qualquer livro ou material semelhante, em qualquer suporte, que possa competir com a OBRA ou subtrair-lhe mercado, salvo se houver prévia e expressa anuência da EDITORA.
 

Cláusula IV

O AUTOR concede à EDITORA o direito exclusivo de editar a OBRA, podendo esta utilizar, publicar, distribuir, disponibilizar, transmitir, incluir em banco de dados e comercializar a obra no todo ou em partes, em todo o território nacional ou outros países, podendo, ainda, autorizar sua tradução para quaisquer outros idiomas, constituindo o Editor seu mandatário para que possa proteger livremente a OBRA.

Parágrafo único: No caso de edição da OBRA em língua estrangeira, no prazo de vigência do presente contrato ou de suas eventuais prorrogações, o montante arrecadado com a venda será dividido entre AUTOR e EDITORA, cabendo a cada uma das partes o valor de 50% (cinqüenta por cento) do montante.

 

Cláusula V

Por esta cessão fica a EDITORA habilitada, a utilizar a OBRA, por todos os formatos existentes, podendo fixá-la, no todo ou em partes, em quaisquer suportes, tangíveis ou intangíveis, tais como mas não se limitando a impresso, CD-ROM, Vídeo, e-book, audiolivro, MP3, MP4, podendo ainda comercializá-la através de download de arquivos digitais, disponibilizá-la na Internet, utilizá-la para aulas não presenciais, para a inclusão em sistemas de e-learning, podendo adotar todos os meios reprodução, disponibilização e transmissão de dados, inclusive via SMS, bem como inclusão em banco de dados para uso comercial, individualmente ou em parceria com terceiros eventualmente interessados.

Parágrafo único: As utilizações acima descritas se farão sem limite de exemplares ou utilizações, podendo a EDITORA fazê-los a seu livre critério.

 

DOS ORIGINAIS

 

Cláusula VI

O AUTOR se compromete a entregar os originais da OBRA à EDITORA no prazo de 5 (cinco) meses a contar da assinatura do presente contrato, sob pena deste contrato poder ser rescindido automaticamente a critério da EDITORA.

 

Cláusula VII

O AUTOR se obriga a fazer a revisão de provas da OBRA sempre que a EDITORA julgar necessário, sem entretanto fazê-la em desacordo com os originais. No caso de se evidenciar a necessidade de alterações imprescindíveis da OBRA, após a entrega dos originais, das quais decorra elevação substancial no custo gráfico, as modificações poderão ser feitas às expensas do AUTOR mediante entendimentos com a EDITORA.

 

DA PRODUÇÃO, PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO

 

Cláusula VIII

À EDITORA caberá escolher e determinar o papel ou qualquer outro suporte, a capa, a apresentação, as tiragens, o preço de capa e os meios de divulgação da OBRA.

Parágrafo 1º: A EDITORA procederá à revisão da OBRA independente e paralelamente à eventual revisão feita pelo AUTOR.

Parágrafo 2º: Pertencerão exclusivamente à EDITORA os direitos autorais sobre o projeto gráficovisual que esta desenvolver, por si ou por terceiros contratados para tal fim, para a OBRA, aí incluídos arte final, capa, gráficos, ilustrações, desenhos e fotografias, podendo dispor de tal matéria a seu critério, para esta ou para outras edições de qualquer obra ou material, inclusive para fins publicitários.

 

Cláusula IX

A EDITORA se obriga a publicar a OBRA no formato impresso no prazo de 4 (quatro) meses, a contar da entrega dos originais prontos e acabados e a sua aceitação pela EDITORA.

Parágrafo único: Para a aceitação pela EDITORA, será realizada uma avaliação da OBRA. Caso esta não venha a ser aprovada, por não ter atingido o objetivo de seu projeto, a EDITORA poderá solicitar ao AUTOR que sejam feitas as alterações necessárias ou devolver a OBRA, pelo qual poderá ser rescindido o presente contrato.

 

Cláusula X

A EDITORA se obriga a sempre associar o AUTOR na divulgação da OBRA, fazendo constar seu nome na capa, lombada e folha de rosto de cada edição, assim como nos meios promocionais que utilizar, em qualquer suporte.

 

DOS DIREITOS AUTORAIS

 

Cláusula XI

A EDITORA pagará ao AUTOR, por exemplar impresso vendido da OBRA, a título de direitos autorais, a importância de 10% (dez por cento) sobre o valor do preço de capa. Havendo a transformação da OBRA para o formato digital ou ebook, a EDITORA pagará ao AUTOR o equivalente a 15% (quinze por cento) sobre o preço fixado para a comercialização destes produtos. E havendo a transformação da OBRA para qualquer outro tipo de formato e suporte que não os dois anteriormente citados e conforme previsto na Cláusula V, a EDITORA pagará ao AUTOR o equivalente a 10% (dez por cento) sobre o preço fixado para a comercialização destes produtos.

Parágrafo 1º: Compete à EDITORA fixar o preço de capa de cada exemplar da OBRA, assim como suas eventuais alterações, quer reduções, quer aumentos.

Parágrafo 2º: Todos os dados comerciais relativos às vendas são inerentes à atividade da EDITORA e não serão divulgados.

 

Cláusula XII

No caso de aquisição de, no mínimo, 500 (quinhentos) exemplares, por parte de empresas que não tenham como objetivo a venda de livros, universidades federais ou estaduais e suas editoras, ou qualquer outra entidade, os direitos autorais serão calculados sobre o preço efetivamente fixado na transação e não sobre o preço de capa, tomando-se para esse cálculo a mesma porcentagem acima estabelecida.

 

Cláusula XIII

Procedimento idêntico ao da cláusula anterior se terá quando a aquisição for feita por organização para venda em coleção, crediário ou mala-direta. Outros casos que não se enquadrem no disposto nesta cláusula, serão discutidos com o AUTOR.

 

Cláusula XIV

A EDITORA não se obrigará a pagar direitos autorais sobre exemplares ofertados para promoção, desde que essas ofertas não sejam superiores a 5% (cinco por cento) da tiragem de cada edição.

 

Cláusula XV

Serão deduzidos dos direitos autorais os valores de direitos autorais correspondentes a exemplares devolvidos pelos distribuidores, mesmo que esses direitos tenham sido pagos anteriormente.

 

Cláusula XVI

No caso de vendas especiais, sendo estas consideradas aquelas cujos exemplares da OBRA forem oferecidos com desconto comercial igual ou superior a 60% (sessenta por cento), os direitos autorais serão pagos na importância de 10% (dez por cento) sobre o valor líquido da operação.

 

Cláusula XVII

Ao final dos meses de março, junho, setembro e dezembro de cada ano, a EDITORA fará o levantamento dos direitos autorais devidos, aí compensados os exemplares eventualmente devolvidos, efetuando o pagamento devido ao AUTOR no prazo de 30 (trinta) dias, a contar dessas datas. Quando do pagamento, a EDITORA informará o AUTOR quanto aos valores depositados e enviará o relatório das vendas efetuadas no período.

 

Cláusula XVIII

A EDITORA efetuará o pagamento dos direitos autorais devidos mediante depósito em conta corrente ou poupança de titularidade do AUTOR, cujos dados como banco, agência e número da conta deverão ser informados pelo AUTOR quando da assinatura do presente contrato.

Parágrafo único: Os impostos incidentes nessa remuneração correm por conta do AUTOR, ficando a EDITORA autorizada a promover os descontos pertinentes aos tributos eventualmente devidos, a fim de recolhê-los devidamente.

 

DA REVISÃO

 

Cláusula XX

Estando a OBRA publicada, caberá ao AUTOR realizar revisões, correções e atualizações necessárias para novas edições, e, em havendo recusa por parte do AUTOR, a EDITORA poderá contratar 3ª pessoa, profissional apto para tanto, diminuindo-se proporcionalmente a porcentagem de direitos autorais do AUTOR para o pagamento deste profissional.

 

DA LIQUIDAÇÃO

 

Cláusula XXI

Havendo exemplares impressos ainda disponíveis em estoque na EDITORA decorridos 18 (dezoito) meses da publicação da OBRA, a EDITORA fica autorizada a realizar sua liquidação, remunerando o AUTOR em 10% (dez por cento) sobre o valor líquido da operação.

 

DA QUOTA DO AUTOR

 

Cláusula XXII

O AUTOR receberá da EDITORA, gratuitamente, 10 (dez) exemplares de cada nova edição impressa da OBRA e 2 (dois) de cada reimpressão, ficando a critério do AUTOR a finalidade desses exemplares, não incidindo sobre eles os direitos autorais.

 

Cláusula XXIII

Fica facultado ao AUTOR o direito de adquirir exemplares adicionais da OBRA, em qualquer formato ou suporte, sem objetivo comercial, com desconto de 50% (cinquenta por cento) sobre o preço de capa e para pagamento à vista à EDITORA, incidindo sobre esses exemplares direitos autorais.

Parágrafo único: A relação comercial para aquisição de exemplares adicionais da OBRA não se confundirá, em qualquer hipótese, com a relação de Direitos Autorais tratada pelo presente contrato, e seguirá os trâmites comerciais da EDITORA. Havendo valores em abertos, o procedimento decobrança será feito pelo banco contratado para tanto, e o AUTOR estará sujeito a protesto automático.

 

DA TRANSFERÊNCIA

 

Cláusula XXIV

Havendo interesse pela EDITORA, ela estará autorizada a transferir ou substabelecer os direitos e obrigações referentes a este contrato a outra editora ou grupo empresarial. Esta transferência ou venda do estoque não gerará direitos autorais, sendo a parte adquirente a responsável por esta obrigação em vendas futuras, observando as condições estabelecidas no presente contrato.

 

DO TEMPO DE DURAÇÃO DO CONTRATO

 

Cláusula XXV

O prazo de duração deste contrato é de 5 (cinco) anos, renovando-se automaticamente por mesmo período se não houver manifestação em contrário pelas partes com antecedência de 30 (trinta) dias do vencimento do mesmo.

 

DO FORO

 

Cláusula XXVI

Fica eleito o foro de (CIDADE/ESTADO) para qualquer procedimento judicial ou extrajudicial, independentemente dos domicílios das partes.

 

E por estarem assim, justos e contratados, assinam este documento diante de suas testemunhas, em 2 (duas) vias.

 

 

CIDADE/ESTADO xx de xxx de xxx

 

__________________________

NOME

Autor

__________________________

Testemunha 01

Nome

RG

__________________________

Contratante